Escotismo é um movimento de educação não formal, que complementa os esforços da família, escola e outras instituições e se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, considerando as particularidades do seu desenvolvimento.

Jovens que integram o movimento escoteiro são desafiados a serem atuantes em suas comunidades, responsáveis pelas suas escolhas, respeitando ao próximo e a natureza e promovendo da paz. Acreditamos que dessa forma podemos contribuir para que os jovens desenvolvam suas potencialidades, permeados por um marco referencial de valores, que se reforçam a partir da aceitação e comprometimento com a Lei e Promessa Escoteira.

Tudo isso está relacionado a experiência, por meio do sistema de equipe (socialização), incentivo a solidariedade, aprendizagem pela ação, em que os jovens aprendem por si mesmos por meio da observação, do descobrimento, da elaboração, da inovação e da experimentação, que soma ao conceito de aprendizagem pelo jogo que possibilita experimentar, aventurar, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade. Não podendo deixar de citar a vida ao ar livre, que coloca jovens em contato com a natura possibilitando equilíbrio e encantamento, o marco simbólico que apresenta um conjunto de elementos que incorpora a proposta educativa e a celebração e valorização de conquistas ao longo do processo.

No Movimento Escoteiro, jovens são os grandes protagonistas e são incentivados a desenvolver suas potencialidades e habilidades, anos de experiência nos mostram e nos permitem compartilhar que colaboramos com o desenvolvimento de líderes a serviço do próximo, que se integram ao desenvolvimento da sociedade, conscientes de seu papel, criativos, esperançosos e empreendedores.

Todo esse processo também conta com a presença de adultos, que atuam no processo de crescimento do jovem, como educador, incorpora-se ao dinamismo juvenil, possibilitando a construção de relações horizontais de cooperação para a aprendizagem e facilita o diálogo nos processos de troca educativa. O voluntariado adulto é parte essencial da nossa organização e por isso conta com diversas iniciativas direcionadas a seu acompanhamento e desenvolvimento.

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Com atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Através da vivência nas Unidades Escoteiras Locais, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase.

O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Pensando global e agindo local, o Escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. Mundialmente, o Movimento Escoteiro pretende ser o mais importante movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, baseados em valores comuns.

Educação para a Vida

Entendemos que a educação é um processo que se estende ao longo da vida e que promove o desenvolvimento integral e permanente do potencial  de  uma pessoa,  como indivíduo  e  como membro da sociedade. Nossa proposta educativa busca ajudar na construção de um mundo melhor, através de uma sociedade mais justa, solidária e equitativa, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O Movimento Escoteiro proporciona, de forma progressiva, oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens cresçam como pessoas, desenvolvendo-se como indivíduos responsáveis, solidários, autônomos e comprometidos, de acordo com um sistema de valores baseado na Lei e Promessa Escoteira. Colaboramos de maneira determinante para a aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, determinação, liderança, respeito pela diversidade, habilidades para lidar com a complexidade, entre outros.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil é o conjunto de ideias e definições fundamentais que outorgam identidade e propósito à nossa organização, explicitando nossa proposta educativa e especificando os meios necessários para alcançá-la. É, em síntese, uma proclamação que justifica a nossa existência.

No Projeto Educativo se encontram os fundamentos do Movimento Escoteiro, que oferecem uma visão geral dos elementos-chave que nos caracterizam. Sua estrutura apresenta o Movimento Escoteiro como uma proposta de educação para a vida, descrevendo, de maneira atualizada, nossas definições e convicções fundamentais. Considera também, neste contexto, as principais tendências da juventude em nosso país, os desafios globais e o compromisso dos Escoteiros do Brasil neste cenário, incluindo os ODS como agenda global para o desenvolvimento.

Finalmente, nosso Projeto Educativo descreve o perfil de pessoas que aspiramos, expressando o conjunto de características desejáveis ao final de sua permanência no Movimento Escoteiro.

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens